Páginas

domingo, 3 de fevereiro de 2013

A Primeira Grande Troca



Apesar de ainda faltarem alguns dias para o término do mercado, que ocorrerá em 21 de Fevereiro a primeira grande troca já se efectuou, envolvendo três equipas Detroit Pistons, Memphis Grizzlies e Toronto Raptors. É provável que com a aproximar da data de fecho muitas equipas façam alguns ajustes para “atacar” a segunda metade da época, no entanto para já interessa perceber quais as motivações e impacto que esta troca teve nas equipas envolvidas.


Detroit Pistons:


 Jose Calderon (Raptors): Contracto expirante de $11,046,591


Os Pistons após os seus anos de sucesso entraram em profunda depressão, derivado essencialmente a um conjunto de decisões muito questionáveis, em que assinaram contractos milionários com jogadores medianos como Charlie Villanueva e Ben Gordon, ou ainda a manutenção de alguns jogadores fulcrais na conquista do título em 2004, mas que entretanto já haviam entrado na fase decrescente da carreira, como Rip Hamilton ou Tayshaun Prince. As mas decisões foram muitas e tiveram forte impacto no período negro que a equipa tem passado, no entanto nos tempos mais recentes a estratégia focada numa reconstrução através do Draft parece mais acertiva.

No que confere a esta troca, os Pistons “livraram-se” do último resistente da equipa campeã em 2004, Prince, com um contracto avaliado de cerca de 21 Milhões de Dólares nos próximos 3 anos e ainda Austin Daye que nunca confirmou as esperanças depositadas nele, sendo actualmente pouco utilizado. Em troca recebem o contracto Expirante de Calderon, que poderá constituir uma valiosa moeda de troca.


Em síntese, esta troca para a equipa de Detroit, foi extremamente benéfica, continuam a apostar nas sua reconstrução em torno do núcleo Brandon Knight, Kyle Singler, Andre Drummond e Greg Monroe, libertam espaço salarial, com a existência de alguns contractos expirantes, tendo mais de 30 Milhões para apostar na Off Season, além de uma escolha de Draft alta. Parecem estar reunidas boas condições para um futuro auspicioso, caso os erros do passado não sejam novamente cometido. Adivinha-se um Verão animado para os lados de Detroit!




Memphis Grizzlies    

                        





 Tayshaun Prince (Pistons):contrato de cerca de $21,000,000 válido até 2015;
Ed Davis( Raptors): contrato de cerca de $ 5,300,000válido até o final da próxima temporada;
Austin Daye(Pistons): contrato expirante de $2,958,444.



Como era sabido a equipa de Memphis pretendia aliviar um pouco a sua folha salarial, como o intuito de não pagar a taxa de luxo por exceder o tecto salarial máximo imposto pela liga. Já havia efectuado uma troca com os Cavs nesse sentido, enviando Marreese Speights e Wayne Ellington em troca de “quase nada” e por isso era de crer que não iriam mexer mais no núcleo base da equipa que tão bons resultados tinha dado até aqui.

No entanto isso não se veio a verificar, optaram por trocar o jogador com contrato mais alto, Rudy Gay. Com esta saída perdem um jogador com potencial de All Star, que era a principal arma ofensiva exterior da equipa, recendo em troca um veterano, mais efectivo no campo defensivo e que cumpre satisfatoriamente no campo ofensivo, um jogador interior Top-15 no Draft, com potencial e que nos minutos de jogo que dispunha nos Raptors apresentava bons números e ainda Austin Daye, um incógnita que tanto poderá despontar como continuar no nível actual.


Em síntese, Memphis é um mercado pequeno e como tal não apresenta a capacidade financeira de outros mercados, por isso optou por reduzir o encargo  salarial em virtude do interesse desportivo.
 Se até aqui as opções ofensivas exteriores eram poucas, agora ainda escasseiam mais. Em contraste o jogo interior, principal arma da equipa, ganha um jovem com potencial que irá contribuir para a rotação, não sendo de descartar que mediante a sua evolução possa constituir uma opção de futuro muito válida.
 Foi uma decisão arriscada, e que tanto poderá mudar a dinâmica da equipa de forma negativa, destabilizando-a, como a equipa ganhar novos processos e continuar coesa e forte na conferência Oeste como até aqui, veremos.





Toronto Raptors  


Rudy Gay( Grizzlies): contrato aproximado de 53 milhões de dólares válido até 2015
Hamed Haddadi(Grizzlies): contrato expirante de 1,3 milhão de dólares



Após a saída de Chris Bosh, os Raptors andava a procura de um novo Franchise Player, já tinha tentado várias trocas anteriormente e aproveitaram a oportunidade que agora surgiu. Os anos tem se sucedido e os Raptors continuam sucessivamente fora dos Playoffs, a reconstrução da equipa tem sido muito gradual e os resultados não tem aparecido, dai  o GM Bryan Colangelo  ter decidido mudar o rumo e adoptar uma nova estratégia, enviando o base Jose Calderon, com um contracto expirante e ainda o jovem Power Forward Ed Davis e recebendo Rudy Gay. Esta troca parece ter sido bastante proveitosa para os lados de Toronto, no entanto não deixa de ser notado o facto da existência de demasiadas opções no jogo exterior (DeMar DeRozanAlan Anderson, Terrence Ross, Landry Fields, Mickael Pietrus e Linas Kleiza) em contraste com as poucas opções para o jogo interior, por isso parece que ainda teremos mais novidades dos Raptors até 21 de Fevereiro, sendo que um dos principais visados deverá ser Bargnani, que nunca consegui demonstrar a capacidade para liderar uma equipa.

Em síntese, esta troca para os Raptors constitui de facto uma grande oportunidade e que não poderia ser desperdiçada, porém e como já mencionei é um plantel muito desequilibrado, demasiados jogadores exteriores e com pouca capacidade defensiva. Esta troca não resolve os problemas dos Raptors, apenas lhe dá o desejado Franchise Player, pode ser uma peça importante mas é preciso muitos ajustes ainda para Toronto ser uma equipa competitiva, por isso adivinha-se muito trabalho para Bryan Colangelo, que sem espaço salarial será obrigador a reformular a equipa através de trocas. O primeiro passo está dado veremos quais os próximos desenvolvimentos para poder perceber o qual o rumo a seguir pela formação canadiana.    
 

 Qual a vossa opinião acerca da troca? Quem saiu mais beneficiado?